domingo, 21 de fevereiro de 2016

Escolas potiguares incrementam grades curriculares com programas internacionais

Foi-se o tempo do básico, do feijão com arroz da sala de aula, do português e matemática sem guarnições. Motivadas pela busca dos pais por diferenciais curriculares, escolas Brasil afora incrementaram suas grades e recorreram a programas renomados internacionalmente, a fim de responder essa demanda. A dinâmica se repetiu em Natal e foi dos Estados Unidos que veio uma das novidades já posta em prática.

O programa em questão é “O Líder em Mim”, ao qual o Complexo Educacional Contemporâneo, em Natal, aderiu recentemente. Com raízes norte-americanas e trazido para terras tupiniquins pelo grupo Abril Educação, sua proposta é baseada no livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen R. Covey, e entende a liderança como a chave para o sucesso.

Segundo a diretora da escola,Irany Xavier de Andrade, trata-se de um programa com conteúdo, metodologia, material didático e treinamento para crianças e adolescentes aprenderem como ser líder. “É um eficaz processo de mudança comportamental para alunos e educadores, fundamentado em teorias sérias do desenvolvimento humano e com profundo impacto em toda a instituição escolar. É uma forma de fazer o que já era feito só que de um jeito melhor, com esse objetivo claro”, explica ela.

Irany também conta ser essencial o envolvimento da família nesse processo de formação de líderes, fazendo da convivência em casa uma extensão do que é trabalhado em sala de aula. “Um dos hábitos trabalhados, por exemplo, é a mentalidade ganha-ganha, que trata da busca por soluções que sejam reciprocamente benéficas para todas as partes e para isso os pais precisam estar diretamente envolvidos e em consonância com a proposta do programa”, argumenta a educadora.

Para Lisana Medeiros de Oliveira, mãe de Natália, de oito anos, a chegada do programa trouxe efeitos imediatos. “A Natália passou a priorizar as atividades de casa e fazê-las antes do lazer. Além disso, ela se tornou muito mais participativa nas atividades da escola e fora dela também. Um reflexo imediato”. Lisana está no grupo dos 80% dos pais que aprovaram “O Líder em Mim” nas 1.700 escolas onde o programa já acontece, no Brasil e em outros 35 países.

Há ainda instituições de ensino que já nascem em consonância com metodologias pedagógicas detentoras de raízes fora do país. É o caso da Maple Bear, também em Natal,que utiliza as práticas da educação bilíngue canadense, tida como a melhor do mundo. Isso porque o Canadá ocupa o topo da lista do PISA (Programme for International Student Assessment), programa internacional que produz indicadores sobre a efetividade do ensino nas áreas de matemática, leitura e ciências.

De acordo com Anita Januário, diretora da escola,por meio da dinâmica canadense, as crianças desenvolvem competência em inglês, imersas num processo de aprendizagem contínua. “São desenvolvidas habilidades de compreensão, comunicação e escrita de forma natural no outro idioma”, explica Anita. Tratam-se de incrementos importados e adaptados à realidade local que atendem um público interessado em turbinar o currículo dos filhos com iniciativas exitosas mundo afora.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

1.Ser proativo;

2.Começar com o objetivo em mente;

3.Primeiro o mais importante;

4.Mentalidade ganga-ganha;

5.Procure primeiro compreender, depois ser compreendido;

6.Criar sinergia;

7.Afinar o instrumento.

Coaching educacional

Fora da escola, é também do exterior que vem um processo cada vez mais demandado hoje em dia por potiguares: ocoaching. Com o objetivo de facilitara aprendizagem e o desempenho de outra pessoa por meio da utilização máxima do seu potencial, a ferramenta é procurada por pessoas que buscam alcançar resultados. Diante de relatos positivos de aprovados em concursos públicos, crianças e adolescentes já surgem como consumidoras desse novo serviço.

A coach Roberta Gomes, da MINDS Consultoria, explica que, para esse público, o foco é despertar para um novo pensamento sistêmico, por meio do coaching educacional, esclarecendo na prática como certas lógicas de raciocínio facilitam a ocorrência de êxito. A ideia, segunda ela, é transformar o problema em um objetivo para a criança ou adolescente.

Para o jovem que irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Roberta explica que ele também precisa administrar decisões com maior assertividade e se manter em um estado de equilíbrio emocional, o que torna o acesso ao serviço mais necessário. “Esse jovem também irá construir estratégias mentais capazes de fortalecê-lo diante de todas as cobranças e expectativas externas que são despejadas sobre os seus ombros”, argumenta acoach.

Educação Financeira

A grade curricular também pode ganhar brevemente um incremento determinado em Lei. Já tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma proposição do deputado federal Rafael Motta (PROS-RN) para tornar obrigatório o ensino de Educação Financeira tanto em escolas públicas quanto particulares.

Na justificativa do parlamentar, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), no ano passado, que mostra que oito em cada dez brasileiros não possuem controle total sobre as suas despesas pessoais.

“A Educação financeira possibilita que os cidadãos melhorem a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros. Sabe-se que com informação e orientação, é possível adquirir consciência sobre oportunidades e riscos, para fazer escolhas assertivas e sustentáveis em relação à administração dos próprios recursos”, explicou o deputado Rafael Motta.

NoMinuto.

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